E-Marketing pode ser conceituado como os esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet. Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o fato de tanto grandes como pequenas empresas podem enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos, não há limite real de espaço para propaganda, o acesso é rápido e o site fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas.
Características importantes do Marketing na Internet:
- Efeito Imediato – Permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/serviços;
- Personalização – É a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one
- Quantificação – A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc;
- Envolvimento do Utilizador – Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interactivo;
- Efeito de Rede – A comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas.
Razões para apostar no Marketing de Internet:
- Crescimento dos utilizadores na internet;
- Aumento das compras via internet;
- Novas formas de fazer negócio;
- Resolver disfunções competitivas;
- Diversificar canais;
- Atrair novos clientes.
Benefícios do E-mail Marketing
- Proactividade —em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
- Interatividade — o cliente interage imediatamente com a mensagem;
- Segmentação — é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
- Personalização — a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
- Mensuração — o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.