Identidade visual

Trata-se do conjunto de elementos visuais da empresa: a logomarca, papelaria empresarial (papel de carta, cartões de visita, envelopes, etc.), letreiro, sinalização interna e externa da empresa, fachada, veículos, uniformes, embalagens, etiquetas, peças de propaganda e de comunicação, com uma unidade visual que remete à empresa.

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

Logotipo

Símbolo constituído por uma palavra graficamente particularizada que gera associações sucessivas:

• Logo = Palavra, conhecimento, representação gráfica.

• Tipo = Padrão, grafia.

Logomarca = Apenas um símbolo

Logotipo é a assinatura e identidade da empresa. É o que assina, representa a qualidade e a competência da empresa. O consumidor deve lembrar facilmente do nome da empresa, por isso a necessidade de investimento na marca.

Webpubli e a Identidade Visual

A marca hoje é o elemento mais importante e de maior valor para a empresa.

  • Identificação do publico alvo (classe social, região e cultura);
  • Processo inicial: Construção de nome e marca;
  • Definir a expressão verbal (nome da empresa);
  • Pesquisa junto a Junta Comercial verificar se existe registro;
  • Pesquisa junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial);
    • Tempo médio de resposta 90 dias.
  • Adota nome fantasia e nome social;
  • Após fazer o registro do nome da empresa na Junta comercial partimos para o desenho da marca, identidade corporativa, desenvolvimento do plano de Marketing Digital;
  • Registro do nome e da marca no INPI.
    • O registro tem validade por 10 anos.