Clientes fidelizados compram muito mais

Clientes fidelizados compram muito mais. No Brasil, assim como em outros lugares do planeta, é muito comum os varejistas alocarem quase que a totalidade dos seus recursos para atrair novos consumidores. No entanto, um estudo realizado em novembro, pela Adobe, comprova que esta é uma atitude no mínimo ingênua.

Analisando dados coletados nos maiores portais de comércio eletrônico da Europa e Estados Unidos, o estudo conclui que, no continente europeu, os consumidores que retornam pela primeira vez gastam em média três vezes mais do que aqueles que compraram sem retornar. Além disso, quando retornam mais de um vez, o valor dos pedidos é ainda maior, sendo em média sete vezes mais, quando comparado aos clientes que compraram somente uma vez.

Ainda na Europa, maior potência em termos regional do comércio eletrônico, o estudo mostra que as compras recorrentes representam 26% da receita total dos varejistas, à frente dos 23% registrados no ano anterior. Já nos Estados Unidos, embora apenas 8% do tráfego de lojas virtuais sejam de usuários recorrentes, eles representam nada menos que 41% do faturamento total.

Porém, de nada adianta estar ciente deste benefício, se os comerciantes da internet não souberem como cativar novamente o seu cliente. Quando indagados sobre quais aspectos poderiam incentivar o consumidor a retornar ao site, a maioria (73%) dos varejistas da Europa acredita que uma boa experiência em sua plataforma poderia corroborar para este acontecimento. Além disso, na opinião dos varejistas, é necessário investir em uma campanha de marketing multicanal consistente, fator citado por 49% dos entrevistados.