Dicas de E-commerce com sucesso e baixo investimento

Mesmo com baixo investimento, é possível utilizar o e-commerce como nova ferramenta de negócios. Com a vantagem de atender nichos específicos de mercado, as Micro e pequenas empresas (MPEs) também podem apostar nas vendas além da loja física.

Para ampliar a participação no mercado e promover a competitividade, a analista de negócios da Epratico Softwares de Negócios, empresa especializada em gestão de softwares e sites para MPEs, Priscila Dantas, elaborou 6 dicas para incluir pequenas e médias empresas nos negócios via e-commerce.

Conheça o mercado de comércio eletrônico

O primeiro passo é definir qual é o mercado que a empresa deseja atingir para avaliar o diferencial competitivo que irá estabelecer no relacionamento com os clientes. Comparar seu objetivo com a concorrência, ou seja, analisar os custos x benefícios de seus produtos, observar a política de desconto, estabelecer prazo e cobrança que ela possa oferecer e perceber que seus produtos podem competir com o mercado virtual.

Registre-se

Escolha o domínio (nome do site), que sua empresa vai utilizar. A consulta pode ser feita pelo site: www.registro.br. Se o nome desejado estiver liberado para registro é necessário fazer a reserva e compra, que custa no máximo R$ 30 e é pago uma vez por ano e válido pelo mesmo período.

Neste momento é hora de escolher também um bom provedor que irá hospedar (manter no ar) o portal de e-commerce. Este serviço deve incluir espaço ilimitado para envio de fotos, contas de e-mails e banco de dados sugerido MS SQL, o valor gira em torno de R$ 40 mensais.

Escolha os produtos

Defina quais produtos irá vender no comércio eletrônico, preparando todas as fotos, informações e descrição completa de cada item.

Formas de Pagamento

É importante oferecer o maior número possível de opções de pagamentos para o e-consumidor, como boleto, cartões de crédito, débito e transferências. Quanto mais formas de parcelamento, melhores serão os resultados das vendas online.

Também é importante pensar na segurança das informações no momento da compra virtual, portanto, opte por um site que ofereça uma página segura no momento do registro dos dados do cartão.

Divulgue seu e-commerce

Após ter o site no ar, com diversos produtos cadastrados e diferentes opções de pagamento para o consumidor, é necessário pensar na divulgação do endereço. Uma boa opção e com baixo custo, são as redes sociais.

Bom atendimento e pós-venda: atenção e fidelização para vender mais

A excelência no atendimento e pós-venda é muito importante, pois, se algo der errado durante ou após a venda a empresa deve se anteceder e emitir um comunicado para corrigir algum erro. Manter um formulário de avaliação do site é uma boa sugestão. Assim o cliente opina sobre o desempenho da empresa para que ela corrija algumas falhas a fim de não atrapalhar novas negociações.