Soccial Commerce a comunicação com consumidores nas redes sociais

O relacionamento entre empresas e consumidores está em alta nas redes sociais. Um exemplo de um bom trabalho é o que faz a Seda no Twitter, onde monitora assuntos envolvendo temas relacionados aos produtos do portfólio da marca, como cabelos e mulher.

No momento em que uma internauta posta um comentário sobre algum destes assuntos, a empresa sugere um produto como alternativa para ajudar a consumidora e envia uma amostra grátis.

Sites como o Twitter também são uma oportunidade de pesquisa e desenvolvimento de soluções para os clientes. Um consumidor comentou sobre sua dificuldade em retirar o lacre das embalagens de mostarda Hellman’s, comparado à facilidade com que retira a mesma proteção do ketchup da marca. A Unilever, ao ser notificada, além de desenvolver uma solução para o questionamento, respondeu o internauta, agradecendo.

Monitorar as redes sociais e interagir é o primeiro passo para gerar satisfação e identificação dos usuários com as marcas. Depois isso vai se transformar em vendas e negócios. Assim começa o Social Commerce, pois encontra o consumidor no momento da intenção de compra.