E-mail marketing qual melhor dia para enviar

E-mail marketing qual melhor dia para enviar. O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação usada pelas marcas para atingir os mais diversos objetivos. Além de eficiente, ele ainda tem a vantagem de possuir um baixo custo de ativação. Mas o sucesso de uma campanha de e-mail marketing depende de uma série de fatores, entre eles, o momento certo para o disparo.

Saber escolher o melhor momento para sua empresa disparar um e-mail marketing é fundamental para atingir as pessoas com quem você quer falar e obter melhores resultados. Se você também tem essa dúvida, preparamos algumas dicas para esclarecer o assunto e te ajudar no planejamento de suas ações. Confira abaixo e descubra qual é o melhor dia da semana para o envio dos seus e-mails marketing.

E-mail marketing não tem receita pronta

Antes de tudo, é preciso deixar claro que não existe fórmula pronta para definir o melhor dia para os disparos dos seus e-mails marketing. O que funciona para um pode não funcionar para outro, portanto, cada empresa precisa ter a sua própria estratégia.

Tudo começa com a definição do público-alvo da campanha. Você precisa conhecer bem quem são os seus consumidores e também os potenciais targets. Um bom planejamento é essencial para se mapear o comportamento destas pessoas. A rotina de um adulto é diferente da de um adolescente, por exemplo. Por isso, você precisa saber se seu público trabalha, estuda, tem filhos, utiliza dispositivos móveis, média de horário que costuma acessar a internet, entre outros vários quesitos.

Também é preciso levar em conta o motivo do disparo do seu e-mail marketing. Se a sua mensagem demanda algum tipo de ação por parte das pessoas, como uma compra ou cadastro, o tempo que esse leitor precisará para realizar a conversão é muito maior do que se o e-mail fosse apenas um reforço de marca, por exemplo. Uma pessoa que está no trabalho não vai parar o que estiver fazendo para sacar o cartão de crédito e efetuar uma compra – a não ser que seja uma promoção imperdível, com prazo de término ou de muita urgência.

E-mail marketing utilizando recurso de testes A/B

Não há fórmulas prontas, mas é possível utilizar um teste para te auxiliar a encontrar o dia da semana que traz mais retornos. O Teste A/B é um método que compara amostras de envios com o seu público-alvo. Ele também pode ser usado para testar o assunto do e-mail, conteúdo, imagens, etc.

Para aplicar o teste você deve selecionar pequenas amostras dentro de sua base de contatos. Você então irá definir os dias e horários na semana que você julga melhores para o envio e designar um para cada amostra. Em seguida, basta disparar o e-mail e contabilizar qual trouxe mais resultados – este será o melhor dia!

O teste A/B deve ser aplicado constantemente, principalmente quando você recebe um grande número de novos assinantes em sua base de contato.

E-mail marketing acompanhamento das métricas

Além do teste, você também precisa manter um olhar apurado e crítico sobre as métricas de sua campanha. Os relatórios e indicadores oferecem dados importantes que podem te ajudar a refinar suas próximas ações.

Uma das métricas mais comuns é a taxa de abertura, ela indica a quantidade de pessoas que abriram a sua mensagem. Se as suas campanha estão tendo poucas aberturas, é sinal de que algo está errado e você precisa descobrir urgentemente o que está acontecendo. Entre os motivos, podem estar assunto do e-mail pouco atrativo, conteúdo de baixa relevância, base de assinantes ruim ou então o dia errado para disparo.

Outra métrica é a taxa de cliques. Se os seus e-mails estão sendo abertos, mas recebem poucos cliques, também é sinal de que algo não está certo. Pode ser justamente o exemplo citado anteriormente: as pessoas estão recebendo o e-mail em um momento em que elas não podem realizar a ação que você espera. A mudança de dia ou horário de envio pode ser a solução.

Como você viu, a correta definição do melhor dia e horário para o envio de suas campanhas de e-mail marketing é crucial para o sucesso da sua estratégia. Aplique as dicas que nós mostramos aqui em seu próximo disparo e veja você mesmo a diferença em seus resultados que potencializarão, também, o retorno sobre o seu investimento!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *