Groupon comemora um ano de operação no Brasil

O site de compras coletivas Groupon celebra seus primeiros 365 dias de operação no Brasil de forma inusitada. Apenas nesta terça-feira (28/6), clientes em 25 localidades do País poderão comprar uma surpresa por 3,65 reais – o valor normal é 9,90 reais.

Na descrição, a empresa economiza nos detalhes. Diz apenas que “a oferta será para todo o tipo de público”. Até o início da tarde desta terça-feira, 10.566 pessoas já haviam comprado. O prazo para aquisição termina às 22 horas de hoje e o cupom será enviado a partir de quinta-feira (30/6).

O serviço de buscas web do Google, contudo, pode ter estragado a surpresa – pelo menos para os consumidores de São Paulo.

É que, na hora de adquirir a oferta válida em São Paulo, o cliente deve escolher um local entre oito opções – Moema, Água Branca, Tatuapé, Pauista, Santa Cruz, Mooca, Santana e Faria Lima.

Uma pesquisa no Google com os nomes dos bairros forneceu como resultado a página “Oferta revelada! Seu presente é: 1 Black Dog Tradicional”. O clique no primeiro link, contudo, devolve uma aviso de página indisponível.

Já o segundo link do resultado de buscas aponta para um agregador de ofertas – o Ofertas Resumidas – que, por sua vez, mostra a ilustração da oferta, com o símbolo “1 ano Groupon Brasil” e a mensagem “Oferta encerrada”.

Promoções de aniversário têm sido um desafio para sites de compras coletivas. Em março, o site do Peixe Urbano chegou a cair por excesso de usuários interessados em comprar cupons de desconto a um centavo.

Em abril, o clube de compras Brandsclub também teve seus servidores desafiados ao comemorar seus dois anos de operação com a oferta de produtos, como roupas, tênis e acessórios, a dois reais cada.