O que é Reputação Online e por que é importante

A Internet funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. Durante esse tempo, circula na rede uma grande quantidade de informações, comunicações e /ou opiniões. Deste incessante rio de informações é possível extrair opiniões de pessoas sobre empresas, marcas, produtos ou serviços.

O conhecimento, acompanhamento e “controle” de toda a informação que afeta uma pessoa, empresa ou marca é parte do que é chamado em Inglês de “Online Reputation Management”, traduzindo: Gestão de Reputação Online.

Reputação Online é um reflexo do prestígio de uma pessoa, empresa ou marca na internet, criado não só para si, mas também para todas as pessoas que trocam informações e opiniões sobre o assunto na internet através de fóruns, blogs ou redes sociais.

Gestão de reputação é avaliar todas as informações relacionadas à empresa na internet, sendo que os critérios mais avaliados são os dados que possam prejudicá-la de alguma forma.
POR QUE É TÃO IMPORTANTE REPUTAÇÃO ONLINE?

Você sabe o que acontece quando alguém procura a sua marca em uma pesquisa?

Construir uma marca tem enormes custos de marketing, e um complexo processo de criação de publicidade e meios de comunicação de todos os tipos. Neste contexto, a Internet e as novas plataformas de participação social têm dado novas e modernas ferramentas para o internauta comentar, informar e comunicar.

A ascensão e a importância de áreas como a Internet se transformou em uma plataforma da liberdade de expressão, sem concorrência ou limitações, e isso tem sido um grande avanço para todos. No entanto, seu uso nem sempre é adequado ou, pelo menos em muitos casos pode não coincidir com os interesses pessoais ou de negócios das pessoas envolvidas nos relatos da rede.