Adwords e otimização de sites

Adwords e otimização de sites: uma união de sucesso

Com as últimas mudanças nos padrões do Google, firmou-se uma união entre o Adwords e SEO (otimização de sites). Antes as duas soluções de marketing digital eram consideradas concorrentes, hoje formam um par perfeito.

Atualmente ao criar uma campanha de Adwords (que é uma publicidade paga) o Google avalia a página de destino do seu anúncio, quanto melhor for a experiência para o usuário que visita essa página menor será o seu custo por clique (CPC), em muitos casos e dependendo da sua pontuação de SEO, o CPC pode ser reduzido pela metade.

Entenda a união de sucesso entre Adwords e SEO

O Google avalia diversos parâmetros em uma campanha de Adwords, como a qualidade do texto e sua relação com o anúncio, o uso das palavras-chave no texto, a usabilidade e arquitetura da página do seu site, entre outros. Ou seja, se você possuir as técnicas de otimização no seu site, sua campanha de Adwords conseguirá melhores resultados. Essa é uma das maiores vantagens da união dessas duas estratégias, mas há outra.

Em campanhas de Adwords com foco em visualizações, a página em questão recebe vários acessos, devido à grande exposição dos anúncios. E antes das mudanças de algoritmos do Google, essa grande quantidade de visualizações gerava para o site um alto valor na taxa de rejeição (número de pessoas que acessam o site e desistem da página ou não realizam uma ação como navegar dessa página para outra), esse valor era avaliado como uma má experiência e o site era considerado de baixa relevância e mal posicionado nos resultados de buscas.

Hoje com os avanços nas ferramentas de análise como o Google Analytics, as fontes de tráfego são separadas por orgânica e paga, com isso se tornou mais fácil avaliar a experiência do site e entender que a taxa de rejeição era uma ação natural de uma campanha de Adwords baseada apenas em visualização.

Logo, quanto maior o número de acessos gerados pela campanha de Adwords combinado com a Otimização para a busca orgânica, melhor será o posicionamento do seu site na 1ª página da busca orgânica. Essa ação pode ser a diferença entre a 1ª e 3ª posição na busca.

Sendo assim, essa união entre as duas técnicas, beneficia o sucesso de ambas as ações, melhorando os retornos para o seu negócio. Por todos esses motivos, o casamento entre Adwords e SEO pode ser uma grande solução para sua empresa.