Inbound Marketing – Quatro tendências

Ficar atento aos rumos de nosso mercado e, quando possível, se antecipar a eles, é um caminho interessante para que tenhamos sucesso com nossos projetos. Neste sentido, antes de concluir este artigo, separei quatro tendências que prometem movimentar o Inbound Marketing e que já vem sendo implementadas por agências do país.

Conteúdo visual

Não podemos esquecer que, no contexto do Marketing 4.0, estamos lidando com consumidores mais afeitos a ações de impacto imediato e, neste contexto, conteúdos visuais ganham espaço também no Inbound. Vale lembrar ainda que, segundo o “Visual Networking Index”, relatório anual sobre navegação na internet da Cisco, a expectativa é que quase 70% do conteúdo consumido na web seja em formato de vídeo.

 

Mobile Inbound Marketing

50% das buscas no Google hoje são feitas via Smartphone. Isso quer dizer que o Inbound Marketing com direcionamento mobile – focado na oferta de conteúdo responsivo, além de abordagens mais ágeis e dinâmicas, próprias para os dispositivos móveis – é uma tendência fortíssima e os profissionais que desejam se especializar neste nicho tem boas chances de chamar a atenção do mercado.

 

Account-Based Marketing

E se, ao invés de criar um planejamento generalista para a captação de clientes, você focasse na criação de uma estratégia de Inbound focada, de modo central, nas especificidades de um cliente? O intuito do Account-Based Marketing é localizar no mercado marcas que você almeja ter como clientes e pensar em ações de conteúdo extremamente customizados.

 

Conteúdo gerado por consumidores

Na era do Customer Success e da ampliação da voz do consumidor, tende a ser cada vez mais corrente o uso ou adaptação de materiais gerados por consumidores (Reviews, pontuações, comentários, etc.) inseridos em uma produção que siga técnicas de Inbound Marketing. A estratégia, além de fortalecer sua relação com os clientes de sua empresa, gera maior confiabilidade para o conteúdo produzido.

 

 

Para concluir, gostaria de comentar que, mesmo diante de todo o debate já gerado em torno do Inbound Marketing, ainda estamos diante de uma frente relativamente nova dentro do estudo do Marketing. Por isso, vale a pena acompanhar a sua evolução, extraindo o melhor desta estratégia para os nossos projetos. Uma coisa me parece certa: O Inbound Marketing, definitivamente, veio para ficar!