“Por que pagar por algo que posso fazer in house”? Acredito que essa seria a primeira pergunta que você me faria. Claro, com os fundadores de startups estamos sempre pensando em reduzir custos, fazer mais com menos. Mas existem momentos em que devemos pensar em desenvolver a startup e passar por cima do que seria o mais “em conta”.

Apesar de estarem cada vez mais reconhecendo o valor do marketing digital para o crescimento de suas marcas, ainda é muito comum encontrar startups contratando estagiários, social medias ou um redator que “conhece SEO” e esperando bons resultados de conversão. Existem várias razões para entregar seu marketing digital na mão de especialistas, o principal sendo: eles em geral sabem o melhor para sua empresa. Mas aqui vão 3 sólidos motivos para você escolher a terceirização do marketing digital da sua startup:

TEMPO

Quando você está no começo de uma startup, normalmente já tem que exercer o papel de vários funcionários. É um ambiente instável, dinâmico e de decisões rápidas. Por isso, mais do que qualquer coisa, você precisa ganhar tempo. Com tantas responsabilidades, muitas vezes o marketing digital (que já não é sua especialidade) acaba negligenciado.

Mesmo se você tiver algum funcionário específico para seu marketing digital, você realmente acha que ele conseguirá fazer tudo sozinho? Uma agência especializada em marketing digital conta com um time de especialistas, com anos de experiência e um vasto know-how no assunto. Além disso, contam com softwares e ferramentas próprias. Os seus projetos sairão do papel com muito mais qualidade do que sairia se feito in house, resultando assim em percepção positiva em seu público-alvo e você pode se concentrar na sua startup.

RISCO

Existem muitos riscos quando se trabalha com marketing digital. É um campo complicado e com muitas variantes. SEO, google adwords, tracking, funil, social media, conteúdo, analytics etc. que dificultam compreensão total do assunto por uma pessoa só! Além disso, a contratação, o treinamento para uma equipe de marketing digital vai custar muito mais que o fee de uma agência, especialmente se considerarmos o turnover os custos envolvidos trazem um perigo para a saúde da sua startup.

O risco envolvido em contratar uma agência especializada em marketing digital para sua startup é muito menor. Você irá trabalhar com um time de especialistas, com experiência em diversos setores e que podem apresentar os resultados que você busca.

QUALIDADE

Já falamos um pouco disso, mas acredito que precisa ser reforçado por sua importância. Em uma startup, principalmente antes de escalar, cada cliente que entra é muito importante. Cada conversão importa. Cada projeto que dá certo é uma vitória. Nesse momento, é essencial apostar em qualidade para reter clientes.

Se você deseja chamar a atenção do público correto, vai precisar de um especialista que ajude a definir a linguagem e abordagem que será empregada. Uma agência tem um time inteiro a sua disposição, dos especialistas em mídia, especialistas produção de texto, analistas de SEO e etc. Os resultados serão percebidos logo no começo.

Além disso, a troca de experiências e absorção de conhecimento por parte do seu time com a agência é impagável. Seus funcionários, e você também, vão estar em constante contato com especialistas caríssimos, que conhecem como ninguém os detalhes e vocês aprenderão em primeira mão como eles trabalham.

Obviamente, a escolha de terceirização não é obrigatória e com certeza não é para todos os casos. Mas com certeza é algo a ser avaliado estrategicamente e colocado na balança com muito carinho, não importa em que fase sua startup se encontra.