Em 2011 a publicidade digital aumentou 16%

Em 2011 a publicidade digital aumentou 16%. O dispêndio com publicidade on-line no mundo chegou a 84,8 bilhões dólares em 2011, representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior e 17% de todo o investimento global em propaganda, segundo um estudo apresentado em abril de 2012 pelo GroupM, que possui em seu portfolio grandes agências digitais, como Maxus, MediaCom, MEC e Mindshare.

A América do Norte concentrou o maior volume de investimentos em publicidade on-line (US$ 34,5 bilhões), seguido por Ásia-Pacífico (US$ 24,8 bilhões) e Europa Ocidental (US$ 21 bilhões).

Para 2012, o estudo prevê que o mercado de publicidade digital movimente 98,2 bilhões dólares globalmente, quase 16 por cento a mais que este ano. A cifra representa cerca de 19 por cento de todo o investimento publicitário previsto para este ano.

Novamente a América do Norte se destaca como o maior mercado (US$ 38 bilhões), seguido por Ásia-Pacífico (US$ 31,4 bilhões) e Europa Ocidental (US$ 23 bilhões).

Os Estados Unidos movimentaram 32,2 bilhões dólares com publicidade on-line em 2011, o que representa 22% do mercado interno e um aumento de 12% sobre o ano anterior. Este ano, a receita do setor deve chegar a 35,4 bilhões dólares, correspondendo por uma fatia de 23 por cento do mercado interno de publicidade e 10 por cento sobre 2011.

Outros resultados encontrados:

O e-commerce representa atualmente cerca de 5 por cento das vendas globais do varejo, com os dispositivos instant-on, formas de pagamentos mais seguras e simples e otimização para os dispositivos móveis servindo como catalisadores para o crescimento.

A participação global da publicidade on-line no mercado total deve saltar de 4,4 por cento registrados em 2004 para 18,8 por cento em 2012.

A penetração dos tablets atingiu dois dígitos em apenas três países inclusos na pesquisa: EUA, Finlândia e Coréia. No entanto, é esperado que este grupo aumente para nove em 2012.