Publicidade – Crescer através das redes sociais

Publicidade – Crescer através das redes sociais. É através das mídias sociais que os consumidores criticam, demonstram insatisfações e cobram empresas (em relação aos seus produtos ou serviços). Assim como também elogiam.

Tudo depende da atuação e da comunicação da empresa com seus usuários. Portanto, com um bom planejamento, uma comunicação direta com os clientes nas mídias sociais pode ser relevante no fortalecimento da imagem da empresa.

Uma pesquisa realizada pela SocialBakers revelou que as páginas brasileiras de marcas globais são que as que mais crescem no Facebook. Dentre as 10 primeiras no ranking, as quatro primeiras são daqui. A que mais cresceu em 2011 foi a da bala Halls, que subiu 532 colocações, para o 3º lugar do ranking de páginas com mais fãs. A segunda foi a do chiclete Trident, que subiu 517 posições, para o 5º lugar. Das quatro marcas que mais cresceram, três pertecem à Kraft Foods Brazil (Halls, Trident e Chiclets). Isso é determinante para compreensão do perfil dos usuários do Facebook: as 3 marcas falam diretamente para o público jovem, tanto no jeito de se comunicar, como no design.

Um outro estudo feito pela Socialbakers divulgou um comparativo entre o crescimento das marcas que atuam no Google+ e no Twitter que mostrou que a rede do Google proporciona resultados mais rápidos que o micro-blog. A página da PlayStation, por exemplo, a que mais cresce no Google+, apresentou alta de 79% na quantidade de seguidores no último mês. Já a H&M, a primeira no Twitter, cresceu apenas 9% durante o mesmo período.

Por outro lado, enquanto 566,9 mil pessoas acompanham a PlayStation na rede social do Google, 1,1 milhão de internautas seguem os tweets da H&M – ou seja, por mais que o crescimento da primeira seja mais expressivo, é a segunda que fala ao maior público.