Sites de reclamação ajudam a resolver problemas

Sites de reclamação ajudam a resolver problemas. Reclamar em sites especializados na internet pode dar resultado.

Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, os problemas que não puderam ser resolvidos nas centrais de atendimento têm soluções rápidas depois que internautas publicam suas histórias em portais como  o Reclameaqui, Reclamao e Nuncamais. Entretanto, isso não faz com que as empresas passem a respeitar o Código de Defesa do Consumidor (Idec), de acordo com informações da Agência Brasil.

A gerente de mobilização do Idec, Graziela Taanaka enfatiza a importância de acionar também os órgãos de defesa do consumidor e declarou que esses sites diminuem as buscas por soluções coletivas. “Quando a solução é individual, em geral, não é visível e não nos permite saber quantas pessoas tiveram o mesmo problema. Assim, o abuso tende a continuar para outros consumidores”, disse Graziela.

O Idec desenvolve campanhas que visam mostrar às pessoas que muitos dos problemas vividos individualmente são coletivos e mais comuns do que parecem.

“A busca do Idec vai além de uma relação de compra e venda e da questão do consumo. Buscamos soluções coletivas e a politização do direito do consumidor. É um movimento maior, que abrange legislação e diversos temas como, por exemplo, o meio ambiente, crimes cibernéticos, metas de qualidade do serviço de banda larga”, acrescentou a gerente de mobilização.