Acessos ao Facebook passam Google no Brasil

Acessos ao Facebook passam Google no Brasil. O Facebook foi o site com maior participação em visitas de toda a Internet no Brasil no último fim de semana, com 10,86% das visitas no sábado (14) e 10,98% no domingo (15), de acordo com dados da Experian Hitwise.

O Google Brasil ficou em segundo lugar neste mesmo período, com 10,85% e 10,55%, respectivamente.

Ao todo, agora são cinco dias em que a rede social ocupou a primeira posição no ranking de sites mais visitados no País. A primeira vez em que o fenômeno foi registrado foi em 1º de abril deste ano, um domingo, quando a rede social obteve 10,52% das visitas, ante 10,42% do buscador mais utilizado pelos brasileiros. Em seguida, vieram os dias 6 de abril (10,80%), no feriado de Sexta-feira Santa, e 08 de abril (11,16%), no domingo de Páscoa.

Nos últimos seis meses, o Facebook registrou um crescimento de 5,30 pontos percentuais (p.p.) e um aumento relativo de 86,73%, quando saiu de 5,88% de participação para os 10,98% registrados no último domingo. Durante o período, ele também ultrapassou o rival Orkut, fato registrado pela primeira vez no dia 19 de dezembro de 2011, mas que apenas se consolidou a partir de 09 de janeiro de 2012. Neste ínterim, eles oscilaram de posição algumas vezes no ranking diário.

De maneira geral, os picos de participação em visitas apresentados pelo Facebook em relação aos demais sites na Internet ocorrem aos fins de semana e feriados, fato que coincide com o aumento das visitas à categoria de Redes Sociais e Fóruns, cujos picos de participação em relação às demais categorias também se deram aos fins de semana e feriados.

As análises competitivas diárias são inéditas no mercado de métricas online no Brasil e fazem parte de uma série de inovações que a Hitwise deve disponibilizar aos seus clientes a partir das próximas semanas.