Facebook visualizações vão ter destaque

Facebook visualizações vão ter destaque. A empresa anunciou que vai promover mudanças no news feed de sua versão móvel para exibir de forma diferenciada artigos e notícias.

O Facebook quer ser o melhor amigo do seu jornal preferido. Ou quer muito competir com o Twitter para ser a ponte entre a notícia e seus usuários. A empresa anunciou nesta segunda-feira, 02/12, que vai promover mudanças no feed de notícias dos usuários para exibir de forma diferenciada posts com links para notícias e artigos, dos posts convencionais de relacionamento social – fotos, avisos etc. – dos seus amigos.

Segundo o FB, artigos “de alta qualidade” vão ganhar tratamento especial. “Notamos que as pessoas estão gostando de ver artigos noticiosos no Facebook e por isso estamos agora prestando mais atenção no que faz um conteúdo ser considerado de grande qualidade e com que frequência esses artigos são clicados no News Feed móvel”, escreveu a empresa no seu blog. “Isso quer dizer que voc6e vai passar a ver mais links para artigos com mais frequência, especialmente nos dispositivos móveis”.

Segundo o site AllThingsD, o Facebook estaria trabalhando num recurso de “salvar para ler depois” (read-it-later) para sua versão móvel, mas não está claro ainda se esse é um recurso novo independente ou se será a mudança na News Feed que a empresa está anunciando.

Em agosto, o Facebook mexeu em seus algorítimos para empurrar updates mais interessantes de status para o topo da News Feed. Atualmente esse ranking seletivo se aplica a alguns artigos da rede. Na medida em que seus amigos começam a compartilhar ou comentar mais sobre determinada história ela é promovida para o topo da lista de posts e depois voltará ao lugar anterior se você tiver clicado nela para ler.

O Facebook quer provar que pode ser um parceiro valioso para as empresas de mídia – em outubro, os sites de empresas de mídia viram o tráfego direcionado pelo Facebook para suas páginas triplicar se comparado com o mesmo período do ano anterior. Em setembro, a rede social começou uma parceria com empresas de notícias para exibir eventos relacionados a conversas no Facebook em listas de feeds públicos.

O Twitter tem ainda grande vantagem à frente do Facebook quando se trata de distribuir notícias para a massa de forma única, tendo criado recentemente o twitter experimental @eventparrot que envia alertas de notícias para seus seguidores. Segundo pesquisa do Journalism Project do Pew Research Center feita em outubro, a maioria das pessoas pega notícias no Facebook por acaso. A rede social está tentando ganhar relevância nesse campo tornando a descoberta menos casual e mais personalizada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *