Promoções no Facebook fazendo corretamente

Promoções no Facebook fazendo corretamente. Atualmente diversas lojas virtuais estão usando e abusando da criatividade para realizar promoções utilizando a rede social top do momento, o Facebook. Porém resolvi trazer a tona um tema ainda pouco abordado pelo mercado do marketing digital.

Estamos seguindo as regras impostas pelo Facebook? Os infratores estão sendo penalizado?

Para ambas perguntas, a resposta é: Não!

Ao abrir hoje o Facebook você verá promoções usando eventos, obrigando a curtir a fan page ou post, forçando compartilhamento de foto ou marcação, comentário no post e muitos outros modelos.

Você deve estar pensando…Sim, o brasileiro é muito criativo.

Porém, ao mesmo tempo que vemos promoções e sorteios infringindo as guidelines do Facebook, não vemos nenhuma ação que penalize quem está fazendo de forma errada.

Vejamos algumas regras do Facebook:

– Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo. Por exemplo, você não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir uma publicação no mural ou ao comentar ou enviar uma foto em um mural.

– Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook como um registro ou mecanismo de entrada da promoção. Por exemplo, o ato de “curtir” uma página ou fazer check-in em um local não pode fazer com que um participante registre-se ou entre automaticamente em uma promoção.

– Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook, como o botão Curtir, como um mecanismo de votação para uma promoção.

Ao ler apenas uma parte do guia de regras, posso afirmar, cerca de 80% das promoções que vemos todos os dias no Facebook estão quebrando as regras.

Ao buscar material e exemplos para escrever este artigo, encontrei uma série de grandes varejistas dando mau exemplo, e me perguntei: Será que estão fazendo de propósito ou é por falta de informação? Bom, não saberei responder.

Se você deseja estar dentro das regras, o primeiro passo é ler o guia de regras do Facebook.

Também vale dar uma estudada nas ferramentas que o Facebook fornece, chamadas de Ofertas e Promover Post, são ótimas, apesar de serem pagas.

Utilizar um aplicativo externo também pode ser uma alternativa, existem opções como o Sorteie.me, Easypromos, Votigo e Contests, alguns pagos outros não.

O recado que quero deixar é: Continue fazendo promoções e sorteios usando todo potencial do Facebook, mas com cuidado de não prejudicar sua marca e loja virtual.