Cadastro de produtos da loja virtual

Cadastro de produtos da loja virtual. O cadastro de produtos é crucial durante o início de um e-commerce e acompanha a trajetória dos gestores de e-commerce com frequência. O fato é, um cadastro bem feito é determinante em sua estratégia de venda, impactando diretamente nos resultados da sua loja nos mecanismos de busca e até mesmo na facilidade para seu cliente navegar em sua loja virtual e encontrar os produtos que precisa.

Ainda assim, não faz sentido consumir boa parte de horas trabalhadas subindo produtos em sua loja virtual, certo? Mas o que fazer para fugir da cilada? A dica é pesquisar, e muito, antes de escolher a plataforma para seu e-commerce. Algumas tecnologias mais modernas oferecem a possibilidade de cadastros facilitados, inteligentes e que otimizam seu serviço e poupam tempo. São ferramentas que se baseiam no modelo EAV (Entidade – Atributo – Valor).

Como o cadastro de produtos inteligente funciona na prática?

Na prática é simples. Se você tem um e-commerce de moda e precisa cadastrar uma blusa específica que você vende em quatro tamanhos diferentes e em cinco cores distintas, será necessário cadastrar as cinco variações de cores como se fossem um produto diferente e então criar descrições diferentes para produtos iguais e depois inserir a variação possível de quatro tamanhos em cada uma delas? Acredite, em muitas plataformas esse será o seu trabalho, nem mesmo optando por plataformas robustas, como o Magento, você se livraria desta tarefa na modalidade padrão da ferramenta.

Nas variações de plataformas disponíveis no mercado, esse processo todo pode levar de 15 minutos até uma hora e meia. O que, além de consumir tempo e demandar quase que uma mão de obra específica, ainda pode trazer resultados desastrosos para sua estratégia de SEO, caso você utilize descrições muito semelhantes e o Google entenda como conteúdos duplicados, por exemplo.

O alívio é que as melhores – e mais modernas – plataformas do mercado já oferecem uma tecnologia que permite cadastrar um único produto com mais de 50 variações em apenas 10 minutos. E melhor, seguindo o que há de mais atual em otimização para os mecanismos de busca em e-commerce. Como resultado você ganha tempo no cadastro de produtos, melhora a experiência do usuário em sua loja virtual, potencializa seu SEO e colhe um melhor posicionamento orgânico e mais vendas.