Comércio Eletrônico Latino Americano e Caribe

Comércio Eletrônico Latino Americano e Caribe, segundo dados da pesquisa E-consulting, com seu crescimento, a América Latina e Caribe juntos deverão alcançar faturamento de US$ 69,7 bilhões em 2011.

O Brasil é líder em vendas pela internet na região, representando 45%. A soma do faturamento dos países México, Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia representa 35%. No mercado global, o Brasil está em 13 no ranking dos países que mais movimentam o comércio online, e os EUA são líderes absoluto, seguidos de Japão e China.

A participação significativa do Brasil no mercado latino, torna o País modelo de negócio para a região. Muitas empresas brasileiras estão aproveitando a oportunidade para comercializar serviços brasileiros voltados para o varejo online. O volume de negócios de tecnologia brasileira em e-commerce representa 62% do total comercializado na América Latina.

Prova disso, é a participação brasileira no E-commerce Day, em Buenos Aires. Entre os palestrantes estão Thiago Barros Pereira, das lojas Marisa, Marcos Cavagnoli, do site Busca Pé, Pedro Chianulera, do Clearsale, e Fernando Monteiro, do Cobrebem. Entre os expositores, empresas brasileiras especializadas em e-commerce buscam novas oportunidades no mercado latino.

O evento busca discutir os desafios do e-commerce, as novas tendência e estratégias do mercado e como transpor as barreiras para o varejo online no continente. Odiretor comercial da Eletrônica Santana, Rubens Branchini Martins, um dos principais varejistas de e-commerce do País, participa também do E-commerce Day Buenos Aires com o objetivo de conhecer o mercado latino americano, visualizando novos negócios.

“Percebemos o crescimento deste segmento em toda a América Latina e estamos estudando novos mercados para expandir os negócios da Eletrônica Santana além das fronteiras brasileiras”, afirma Martins.