Comércio Eletrônico Logística

Comércio Eletrônico Logística. Uma boa logística em uma Loja Virtual é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso do trabalho. Prazo e entrega bem sucedidos são fundamentais para a total satisfação do cliente.

No Comércio Eletrônico, o termo usado é e-Logística. O gerenciamento logístico pode ser considerado um fator essencial no e-commerce e sua cadeia é composta por:

  • Recepção e condicionamento de produtos;
  • Estocagem;
  • Picking (deslocamento de produtos para a preparação do pedido);
  • Intervenção das transportadoras assumindo a entrega.

Para um melhor controle das operações, o ideal é que essas etapas sejam inseridas em ferramentas de rastreamento dos pedidos. Só assim é possível fornecer aos clientes informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido.
Alternativas de gerenciamento da logística

No início das atividades de uma loja virtual, normalmente, o volume de pedidos é baixo e o controle interno da logística é possível. À medida que se torna popular, a sua loja virtual passa a receber um volume cada vez maior de pedidos. Nesse momento, a terceirização da atividade logística passa a ser uma opção interessante.
Terceirização da atividade logística implica em:

A logística poderá fazer a recepção e o controle de estoque dos produtos, além de fazer o picking, empacotar e enviar os pedidos aos clientes.

Além disso, ela deve ser encarregar de fazer uma melhor gestão do retorno dos pedidos, cada produto devolvido pode ser reintegrado ao estoque ou então descartado caso esteja em más condições, e propor aos clientes vários tipos de entrega (expressa, econômica etc.).

Empresas de logística possuem, frequentemente, parcerias com transportadoras, conseguindo melhores preços para as lojas virtuais.

Por que a logística é fundamental

O serviço de logística pode ter um custo bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos cálculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentável.

De qualquer maneira, uma boa e-Logística – seja ela interna ou com o auxílio de uma boa plataforma externa – é um diferencial competitivo para fidelizar os clientes do seu comércio eletrônico.