Crescimento do e-commerce em 2012

Crescimento do e-commerce em 2012. O volume de transações no varejo online brasileiro cresceu 46% em relação ao ano anterior, superando por uma ampla margem a expectativa prevista para este ano (25%). Os dados foram revelados nesta segunda (10) pela Braspag, gateway de pagamentos de propriedade da Cielo.

“Os dados se referem ao segmento de varejo online, ou seja, venda de bens de consumo pela internet, não incluindo turismo (passagens aéreas)”, explica o CEO da Braspag, Gastão Mattos.

O executivo acrescenta que, pelo fato de a empresa concentrar a maior parte das transações online no país, os dados acabam sendo mais assertivos do que muitas previsões divulgadas sobre este mercado. “Dada nossa alta participação no mercado, temos condição de consolidar métricas importantes de performance do e-commerce brasileiro, muitas vezes com acuracidade superior a muitas estimativas de pesquisa, que por serem amostrais podem ter uma ótica limitada ou taxa de erro acentuada”, comenta.

Em outra pesquisa, divulgada em junho de 2012, a Braspag sugere que as vendas online representem atualmente 2% de todo o varejo brasileiro. Além disso, também conclui que os varejistas Pureplayers – nativos da web – já correspondam por 20% do faturamento total do comércio eletrônico no Brasil.