E-commerce expectativa para 2017

E-commerce expectativa para 2017. As vendas realizadas através da internet devem atingir 25 bilhões de dólares no Brasil em 2017, mais que o dobro dos 12,2 bilhões dólares previstos para este ano, segundo uma pesquisa apresentada pela Forrester Research, em julho de 2012.

“O Brasil continua sendo o maior mercado de comércio eletrônico na América Latina por uma ampla margem. Apesar da desaceleração econômica do país, o e-commerce continuará crescendo, superando os US$ 12 bilhões previstos para este ano”, diz Zia Daniell Wigder, analista de e-commerce da Forrester Research e autora do relatório.

A empresa ainda prevê que, ao contrário dos demais países latino-americanos, o comércio eletrônico será impulsionado pelos consumidores de baixa renda. A previsão é de que mais da metade dos usuários de internet de regiões metropolitanas, cuja renda familiar é inferior a R$ 4.000 mensais, devem comprar em lojas na web até 2017. Além disso, os e-consumidores brasileiros vão adquirir mais produtos de categorias diferentes das quais estão acostumados a comprar, como livros e aparelhos eletrônicos e de informática.

No entanto, a Forrester observa que não incluiu a receita com viagens on-line, o que aumentaria ainda mais sua estimativa de crescimento para o mercado brasileiro.