E-commerce venda de passagens online em crescimento

E-commerce venda de passagens online em crescimento. Site de e-commerce que atende a 45 empresas de transporte rodoviário prevê vendas de mais de 500 mil bilhetes pela Internet em 2011.

Um levantamento do portal Netviagem aponta que a venda online de passagens de ônibus rodoviário apresentou um crescimento de 1000% de 2008 até o primeiro semestre de 2011. Só neste ano mais de 500 mil pessoas deverão utilizar o serviço, afirma a G&M Soluções, empresa de Uberlândia (MG) responsável pelo site.

Segundo o portal, entre os 73,9 milhões de brasileiros com acesso à Internet, de acordo com dados do Ibope, uma média de mil internautas se cadastram por dia no site de vendas de passagem. Embora o portal exista desde 1999, sua utilização começou a ganhar força em 2008. O Netviagem atende a 45 companhias, como Itapemirim, Reunidas Paulista e Pássaro Marron.

Para comprar uma passagem online o cliente deve se cadastrar no site de vendas, escolher o itinerário, identificar a melhor data e horário para a viagem, selecionar o assento e então efetuar o pagamento. É possível receber o bilhete em casa ou no local de trabalho, e, se preferir, também pode retirar a passagem no guichê da rodoviária. O pagamento é feito com cartão de crédito.

De acordo com a empresa, o serviço facilita as viagens de ônibus, já que evita que o passageiro precise ir duas vezes ou chegar mais cedo à rodoviária para comprar o bilhete. “O gasto que ele teria com o deslocamento e a perda de tempo em si já são grandes diferencias que a compra pela Internet oferece”, declarou o diretor comercial da Netviagem, Marcelo Andrade.

Ainda neste semestre a empresa pretende lançar uma nova versão do portal, onde será possível comparar preços entre empresas e trajetos, participar de programas de fidelidade e aproveitar promoções.