Entenda melhor o que são QR Codes

Entenda melhor o que são QR Codes. Para quem ainda não sabe o que é um QR Code: as siglas QR significam quick response.

Este é um sistema que originalmente foi criado para a catalogação e identificação rápida de peças automóveis nas grandes fábricas. Mais tarde, esta codificação começou a ser usada para adicionar números de telefone às listas de contatos de forma rápida e nos últimos anos, com a generalização dos smartphones, a sua utilização tem sido funcionar como atalho para aceder a web sites.

Cada vez mais os QR Codes fazem parte do nosso dia-a-dia e estão presentes por todo o lado. A publicidade presente em revistas, jornais, panfletos ou moopies já inclui muitas vezes um QR Code que direcione o consumidor para um web site, normalmente uma landing page, específico do produto anunciado.

O estudo realizado pela consultora Chadwick Martin Bailey para o mercado norte-americano mostra que 79% dos usuários regulares da Internet nunca ouviram falar de QR Codes, no entanto quando lhes foi perguntado se conseguiriam identificar um QR Code se vissem um, neste caso 81% respondeu afirmativamente.

Os motivos que levaram os usuários a usar os QR Codes são interessantes de analisar. Em primeiro lugar, com 46% temos os usuários que testaram o código por curiosidade, 41% utilizou o serviço para obter mais informação sobre algum produto ou marca, 18% usaram o serviço para tirar proveito de um desconto ou oferta, 16% para ter acesso a conteúdos exclusivos, apenas 6% utilizaram os códigos para adquirir algum produto, os restantes 3% não especificaram a utilização.

Não dispomos de dados estatísticos para o mercado nacional, mas deverão de ser muito próximos da realidade percentual norte-americana. Apesar do número de usuários com smartphones, a utilização de QR Codes ainda não se tornou algo generalizado.