Dia do frete grátis no e-commerce

Dia do frete grátis no e-commerce. No mundo todo vemos o fenômeno do crescimento de lojas online e o fortalecimento do e-commerce. Uma das grandes sacadas dos comerciantes e todo setor do e-commerce agora, além da famosa Black Friday é o Free Shipping Day. Termo também oriundo dos Estados Unidos e que no Brasil começa a fazer parte da cultura online. Por aqui é chamado de Dia do Frete Grátis, que acontecerá no próximo dia 26 de abril.

Com o frete grátis, muitas pessoas aproveitam e se sentem motivadas a fazer ótimos negócios, tendo em vista o barateamento do objeto no preço final.
Para ter uma ideia do sucesso dessa data especial, só na edição do ano passado houve um aumento de 50% em comparação há um dia normal.
Para este ano, espera-se superar os números de 2012 um estudo realizado pela comScore em parceria com a UPS, afirma que:

• 73% dos e-consumidores classificam o frete grátis como a promoção mais importante das lojas virtuais.
• 63% dos e-consumidores já indicaram lojas virtuais que possuem promoções de frete grátis.
• 58% dos e-consumidores querem mais promoções de frete grátis.
• 55% dos e-consumidores já abandonaram o carrinho ao se deparar com um preço maior que o esperado no final.

Aqui vão algumas dicas para você preparar sua loja virtual e lucrar mais neste dia.

• Antes de aplicar o Frete Grátis, defina quais condições essa promoção pode ser viável.
Lembre-se de que o benefício deve ser bom para o seu cliente, mas não pode gerar prejuízo para a sua loja virtual.
Exemplo:

  • Definir quais produtos tem margem para aplicar 100% Frete Grátis.
  • Definir quais destinos serão atendidos com Frete Grátis.
  • Definir o valor mínimo de compra, independente dos produtos ou destino.
  • Aplicar todas as estratégias acima.

• Identificar através de selos dinâmicos cada tipo de promoção.
Exemplo:

  • Frete Grátis para todo o Brasil.
  • Frete Grátis nas compras acima de R$99,90.
  • Frete Grátis para Norte do Brasil.
  • Frete Grátis para São Paulo e entrega no mesmo dia.
  • Frete Grátis para todo o departamento.

• Comunique seus clientes de forma personalizada. Se você está definindo várias promoções de Frete Grátis, comunique os clientes que podem ser beneficiados com essas promoções. Para isso, use e abuse da ferramenta de Smart Cluster (Loja Virtual Framework), onde é possível gerar mailing por interesses.

• Crie campanhas específicas para todas as ações com o objetivo de medir o ROI.
Exemplo:

  • Defina uma campanha para cada e-mail marketing segmentado que for enviado. Dessa forma é possível ter a informação detalhada de quais grupos de clientes geram ROI maior, ou seja, quais são as ações que trouxeram maior retorno sobre o investimento.

Essas ações, quando bem planejadas, podem (e devem) ser aplicadas constantemente na loja virtual. Para isso é preciso ter uma plataforma de e-commerce que ofereça ferramentas para que o planejamento seja colocado em prática de forma ágil e que permita que o lojista tenha liberdade para realizar alterações sempre quando for preciso.