Google Commerce Search

Google Commerce Search. Programa lançado objetiva promover a criação sites móveis de e-commerce ancorados na aplicação Commerce Search.

Depois que uma pesquisa recente revelou que quase 80% dos maiores clientes sentiam falta de um site otimizado para uso em celulares, o Google decidiu lançar um programa para resolver essa questão, especificamente entre os varejistas. Na ultima quarta-feira, 12/10, a empresa lançou seu Programa de Parceiros Commerce Search, projetado para a implementação de sites de comércio eletrônico no mercado móvel.

O Commerce Search é um serviço implementado por meio de um painel de administração. Além de incluir uma interface de programação que permite que os varejistas on-line personalizem a aparência de seus resultados na pesquisa, o lojista tem a possibilidade de criar promoções para que determinados itens apareçam no topo dos resultados. Participantes do programa lançado hoje poderão fazer o mesmo com sites móveis, segundo Nitin Mangtani, gerente de produto Google Commerce.

Dois varejistas norte-americanos já construíram móveis sites de comércio eletrônico por meio do programa: a Timberland e a GNC.

O programa está sendo lançando primeiro os EUA com dois parceiros – Brand Branding e Perficient – mas o plano é estendê-la no exterior e de crescer a lista de integradores de sistemas. O programa de parceria também irá promover a criação de lojas on-line regulares projetadas para navegadores desktop.

O serviço Google Commerce Search foi lançado em 2009. A Google mantém um site onde demonstra a ferramenta de pesquisa em tempo real o Google Store. O serviço não substitui o servidor de uma empresa comercial, apenas a parte de pesquisa.