Como anda sua loja virtual?

Como anda sua loja virtual? Com o mercado do e-commerce cada vez mais aquecido, cresce também a concorrência entre os varejistas e, nesse cenário, venderá mais a loja que entender melhor quem é o seu consumidor e suas necessidades e desejos. Ter uma loja virtual totalmente direcionada ao seu target, com um layout super atrativo e conteúdo, além de um atendimento direcionado pode ser o grande diferencial para os pequenos e médios varejistas frente à oferta massiva dos grandes concorrentes.

O layout é realmente fundamental para este processo. O ideal é que ele seja pensado para simplificar a identificação dos pontos mais importantes, de fácil navegação para o usuário.

Cores – As cores também agregam muito valor estético ao seu layout, mas cuidado com exageros. O recomendável é relacionar as cores e tipografia com a identidade visual de sua marca.

Imagens – Como o contato físico não existe, as fotos precisam suprir essa necessidade e transmitir confiança ao consumidor. Pode parecer óbvio mas é fundamental ver o que se está comprando.

Conteúdo – Juntamente com as imagens, ofereça conteúdo relevante ao seu público. Os e-consumidores, nome que se dá aos usuários dos e-commerce, geralmente estão em busca de informações e de preferência com poucos cliques. Se não encontrarem o que estão buscando facilmente, vão procurar as informações em outro site, possivelmente do seu concorrente.

Abaixo algumas dicas sobre o que levar em consideração no layout de sua loja virtual:

  • Transforme seu e-commerce na extensão de sua marca, mais que isso envolva o consumidor com o que sua marca tem de melhor.
  • Palavras-chave: simplicidade, objetividade e usabilidade. O melhor design do mundo não será eficaz se for complicado navegar em sua loja. O cliente também não permanecerá se não encontrar facilmente o que entrou para procurar.
  • Avalie o perfil de seu cliente: que tipo de conteúdo ele precisa?
  • Crie informação útil: ofereça respostas aos problemas dos clientes e seja uma fonte de informação para ajudá-lo a decidir.
  • Publique frequentemente, mantenha seu site vivo.
  • Assegure-se de que o conteúdo possa ser encontrado facilmente em seu site: use palavras-chave nos títulos e tenha uma função de busca eficaz na loja virtual.

O ideal é identificar o perfil de seu público e descobrir qual ferramenta de comunicação é mais adequada. Os resultados podem ser impressionantes.