Alimente seu site com conteúdo

Alimente seu site com conteúdo. Existem milhões de sites querendo aparecer na primeira página dos sites de busca. Apesar da afirmação do Google Adwords entre os anunciantes, devido a sua praticidade e facilidade, o SEO ganhou status e se tornou talvez a estratégia mais imprescindível para qualquer negócio na internet.

Seja um site institucional ou que vende produtos ou serviços, aparecer na primeira página do Google é o segredo para uma empresa ter tráfego qualificado de forma constante sem precisar investir mundos e fundos pelo resto da vida, como acontece com aquele site que depende exclusivamente dos anúncios patrocinados como o próprio Google Adwords.

Mas de uma forma geral, os conceitos mais importantes de SEO não mudaram muito: meta tags, palavras-chave, conteúdo relevante e popularidade do site. Com o tempo, a programação do site ganhou importância: um site com conteúdo limpo leva vantagem em relação a sites com códigos extensos.

Mas o fator que mais evoluiu em importância em um trabalho para otimizar um site e conseguir bons resultados, é o conteúdo. O surgimento de sites de notícias, blogs, comunidades e redes sociais fez com que o Google mudasse suas regras na hora de avaliar a relevância de um site. E o conteúdo ganhou importância nesse sentido e se tornou a técnica mais importante no SEO. Se antes os donos de sites podiam avaliar se queriam ter uma área de notícias no site, hoje isso se tornou obrigatório.

Além de ser a base para uma boa otimização o conteúdo relevante serve também como mola propulsora para o linkbuilding, afinal um conteúdo de qualidade é divulgado pelos próprios usuários do site, gerando assim diversos links externos.
As técnicas de SEO são importantes, mas tudo gira em torno do conteúdo. Escrever um conteúdo próprio, atual e relevante é fundamental para um bom rankeamento.

Um conteúdo de qualidade, além de enriquecer o seu site, atrai mais leitores e, nestes tempos de redes sociais, mais referências e compartilhamentos, podendo transformar seu site em fonte de referência. Quanto mais links para seu site ou blog mais chances de aumentar sua relevância e melhorar suas posições no Google.

O Google utiliza um algoritmo de indexação muito rígido em relação ao SEO e pune, sim, sites que tentam driblar suas regras. Por outro lado, favorece muito quem faz uso de boas práticas. Portanto esteja atento na hora de confiar a otimização do seu site a qualquer “sobrinho”.