E-mail – Backup virou tendência nas empresas

E-mail – Backup virou tendência nas empresas. Empresas de todos os tamanhos e perfis geram muitas informações que precisam ser armazenadas em segurança. Afinal, não é nada bom para os negócios quando uma pane repentina no sistema apaga todos os dados sobre clientes, fornecedores, controles financeiros, fiscais, de RH etc. Além do backup de dados tradicional, de acordo com Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Data Center, o backup de e-mails vem se consagrando como uma importante tendência.

“A replicação do banco de dados é a cópia eletrônica de dados de um local para outro, permitindo que os usuários compartilhem o mesmo nível de informação. Um sistema de banco de dados distribuído, por exemplo, garante que alterações, adições e exclusões envolvendo dados em qualquer local sejam automaticamente replicadas em todos os outros locais, permitindo que cada usuário tenha acesso a dados consistentes. Já o backup de e-mails garante que informações relevantes para os negócios não sejam perdidas em ‘conversas’ que normalmente não são salvas em arquivos”, diz Filadoro.

Na opinião do especialista, antes de definir o serviço de backup que uma empresa necessita é importante analisar o ambiente do cliente e definir uma solução de arquitetura robusta, confiável, performática, escalável e de alta disponibilidade, a fim de se adequar da melhor forma possível às necessidades do cliente e melhor se adaptar à infraestrutura existente.

Rogério Ferraz, gerente de TI da Niplan, conta que contratar o serviço de backup, inclusive o backup de e-mails, foi uma das atitudes mais acertadas que tomou nos últimos meses. “Conseguimos regularizar a massa de dados da Niplan num sistema único de backup – que atende a todas as plataformas. Aumentamos a capacidade e ganhamos agilidade no processo de armazenagem e recuperação de informações, principalmente no que se refere aos departamentos de RH, Administrativo, Financeiro e Fiscal da matriz e das demais unidades do grupo. Hoje temos backup inclusive dos e-mails corporativos, que muitas vezes trazem informações importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho”.

Ferraz chama atenção para os ganhos em segurança. “Se antes o backup era realizado em dois períodos, hoje o backup da Niplan é feito de hora em hora. Além de as informações estarem totalmente replicadas na nuvem e de a capacidade de recuperação de dados ser enorme, em caso de retrabalho as perdas serão ínfimas”.