Google atualização que afeta sites que utilizam conteúdo genérico

Google faz atualização que afeta sites que utilizam conteúdo genérico. A nova atualização do Google poderá reduzir visitas de sites que utilizam conteúdo genérico e com foco apenas de atrair tráfego.

A última atualização “mobilegeddon” feita pelo Google, no dia 21 de abril,  passou a afetar as buscas de sites e lojas virtuais não “mobile-friendly“, ou seja,  sites que não utilizam adaptações para dispositivos móveis em todos os idiomas e países, passaram a sofrer impactos significativos nos resultados de busca.

A agora a NBC, relatou que o Google está lançando um novo algoritmo, caracterizado como “Phanton”, pois trata-se de uma atualização de algoritmo fantasma que afetará as visitas de sites que utilizam conteúdo editorial estilo “how-to”.

Segundo o site, a atualização poderá afetar em 22% uma coleção de mais de 870 mil miniblogs com conteúdo informativo sobre ampla variedade de tópicos.

Sites como o eHow, WikiHow, e Answers podem passar a ter quedas significativas no tráfego ao longo das duas próximas últimas semanas. Mas não há indícios que atualmente tenha sofrido qualquer de impacto.

Glenn Gabe da agência G-Squared Interactive, foi o primeiro a usar a expressão update “Fantasma” porque a atualização surgiu sem aviso, e o Google ainda tem de reconhecer sua existência.

Gabe ressalta que artigos clickbait, sites com uma abundância de informações complementares, páginas de vídeos empilhados e páginas difíceis de navegar possam perder visibilidade nas últimas semanas.

Porém, o Google não comentou oficialmente sobre esta atualização, embora a SMX Sydney esta semana, Gary Illyes, da equipe do Google Trends para webmasters, aludiu à existência de uma alteração recente que é parte de uma atualização de algoritmo de núcleo.

A dica é que sites de conteúdo passem a desenvolver linhas editoriais mais claras, objetivas e específicas para as marcas.