Google finaliza ferramenta acelerador de sites

Google finaliza ferramenta acelerador de sites. Depois de dois anos e 18 versões, o Google tirou esta semana a etiqueta de “Beta” do mod_pagespeed, sua tecnologia para acelerar páginas web??

O Mod_pagespeed é módulo open source do Apache em uso em mais de 120 mil sites, dizem Josué Marantz e Ilya Grigorik, da equipe Google PageSpeed ??Google, em um post. “Se você tem um site, a velocidade (de carregamento) é fundamental. Para os desenvolvedores e webmasters, tornar sua página mais rápida não deve ser complicado, e é por isso que introduzimos o mod_pagespeed em 2010.”

O Google tem feito campanha por uma web mais veloz, até incentivando uma revisão do protocolo TCP.

A tecnologia “mod_” acelera sites, reduz o tempo de carregamento da página, e melhora a latência da página web e uso de banda. Ela é composta de um módulo de servidor Apache HTTP que aplica automaticamente códigos que melhoram o desempenho para páginas e ativos associados, incluindo CSS, JavaScript e imagens, sem a necessidade de modificações do conteúdo já existente. Esses códigos são agrupados em seis categorias: otimização de cache e processamento do navegador, otimização para dispositivos móveis, pedidos de cabeçalho e tamanho do download.

O Google disse que os usuários incluem os provedores de hospedagem GoDaddy e DreamHost. “Estamos comprometidos a trabalhar com a comunidade open-source para continuar evoluindo mod_pagespeed, incluindo otimizações e suporte para outros servidores Web”, disseram Marantz e Grigorik.

Filtros centrais são recursos no mod_pagespeed para otimizar o conteúdo de um site, sem afetar aparência ou comportamento, afirmam os engenheiros. Filtros mais avançados também são fornecidos, e podem ser ativados pelo proprietário do site para melhorias de desempenho mais elevadas. O mod_pagespeed pode ser implantado e personalizado para sites individuais.