Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. É a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008.Na Índia é o segundo mais visitado.

A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.

Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

Fakes

Como acontece na maioria dos sites de rede social no orkut existe um grande número de perfis falsos (também chamados de fakes ou bogus)[18]. Esses perfis geralmente se passam por pessoas famosas ou personagens de filmes ou desenhos, assim sendo óbvio que eles são falsos. Eles são criados tanto para proteger a identidade da pessoa quanto para diversão, e não são ilegais.

O problema é quando o perfil é de uma outra pessoa, seja ela viva ou morta. Nesse caso, isso pode se enquadrar como falsidade ideológica. No Brasil, um homem de Santa Catarina foi preso por criar três perfis falsos e usá-los para difamar as vítimas.

Privacidade

Alguns usuários preferem apagar todos os recados do scrapbook e só deixar um recado próprio dizendo que lê os recados, responde e apaga todos por motivos de privacidade. Isso é motivado pela preocupação de que alguém possa “vasculhar” a vida pessoal do usuário, lendo os scraps e seguindo os links para outros perfis. Na verdade, ter um perfil no Orkut e usá-lo em todos os seus recursos de fato constitui uma exposição da privacidade do usuário e o recente fenômeno de apagar todos os scraps reflete essa questão.

O ato de bisbilhotar a vida de estranhos, caracterizada no Orkut como acompanhar fotos e recados de desconhecidos é típico da contemporaneidade, onde identifica-se um culto às personalidades, sejam elas famosas ou anônimas

Marketing no orkut