Efeitos das redes sociais na carreira profissional

Efeitos das redes sociais na carreira profissional. O avanço da internet abriu um leque de possibilidades para o compartilhamento de dados e a troca de informações.

Com a chegada das mídias sociais essa ação se torna ainda mais eficaz, já que os perfis on-line estreitam as relações e permitem a comunicação em tempo real.

Hoje em dia existem canais e plataformas que facilitam e potencializam a procura por emprego, às vezes nem é necessário mais ir às empresas, a busca por uma nova oportunidade profissional está a um click ou a um SMS. Mas é preciso ter cuidado com o que é colocado na web, uma vez que os administradores também estão inseridos neste meio e dependendo do que eles encontrarem pode descartar o candidato da seleção.

Uma pesquisa realizada por uma das maiores empresas de recrutamento do mundo, com executivos brasileiros, mostrou que 83% dos entrevistados acreditam que o perfil dos candidatos influencia na hora da contratação e 44% deles disseram que um perfil negativo pode ser suficiente para desclassificar candidatos. Além disso, alguns dos empresários revelaram já ter demitido funcionários após monitorar suas manifestações na internet.

O grande problema é que as pessoas se conectam ao mundo digital com a ilusão de se tratar apenas de um mundo paralelo onde “tudo pode”, e acabam deixando de lado os princípios e valores da vida real. No entanto, ao ingressar nas redes o indivíduo se torna público e, mesmo sem saber, cria sua própria marca.

Mas é possível traçar um perfil positivo, e é sobre este assunto que Editora Évora vai tratar em Etiqueta 3.0 – Você on-line e off-line, o primeiro livro a tratar do assunto no Brasil. A obra analisa a maneira com que empresas e usuários se comunicam na web e traz dicas de como construir uma personalidade virtual ética e objetiva. Com exemplos de acontecimentos reais, os autores Ligia Marques e Hegel Vieira Aguiar destacam a importância de manter relacionamentos amigáveis no ambiente on-line.