Google vai integrar Orkut e Google+

Google vai integrar Orkut e Google+. O Google anunciou que passará a jogar as postagens feitas no Google+ dentro do Orkut, além de ligar os perfis dos dois serviços.

Assim que o usuário autorizar a integração, a foto e o nome que aparecem em seu perfil no Orkut passarão a ser os mesmos do G+.

Já os posts compartilhados com um grupo pequeno de usuários ou com um círculo específico permanecerão somente no Google+. “As definições de cada site permanecem diferentes”, explicou Felix Ximenes, porta-voz do Google no Brasil, em entrevista ao Adnews.

“Nós já tínhamos feito essa integração com outras plataformas nossas e faltava o Orkut. Até porque como o Orkut é uma rede social e o Google+ é uma camada social, faltava saber como fazer isso”, contou o executivo.

A interligação é totalmente opcional, assim como o compartilhamento de posts. Mas, se escolher pela mudança, o internauta não pode mais cancelá-la.

Ximenes garantiu que não se trata de uma manobra para enfrentar as outras redes sociais. “Embora haja essa definição de que as pessoas estão deixando o Orkut, ele apresenta uma movimentação muito saudável, nós estamos dando a chance de conceder novidades a quem usa o produto.”

O porta-voz também ressaltou que não há uma concorrência direta com o Facebook, que deixou o Orkut para trás no Brasil, pois o foco dos dois sites não são os mesmos. “Tem gente que usa várias plataformas ao mesmo tempo, o Facebook tem uma proposta muito diferente do Orkut, que é diferente do Google+, e assim por diante”, finalizou.