Mudanças no Firefox pode afetar publicidade

Mudanças no Firefox pode afetar publicidade. A partir de sua versão 22, o navegador Firefox vai mudar seu comportamento padrão em relação aos cookies, pequenas informações que os sites enviam aos navegadores dos usuários para guardar preferências e dados de login. Ferramenta bastante utilizada pela publicidade.

O Firefox vai adotar uma política parecida com a do rival da Apple, o Safari, ou seja, cookies de terceiros serão automaticamente bloqueados.

Serão considerados “cookies de terceiros” os que não foram enviados pelo site que você está acessando. Um exemplo clássico é o dos banners de publicidade, conforme ressalta o TecnoBlog.

O código do anúncio normalmente fica hospedado em outro servidor e, além de exibir a propaganda, envia cookies para rastrear o usuário. Sabendo quais sites a pessoa visita com frequência, é possível descobrir seus interesses e exibir anúncios direcionados. Isso gera mais retorno, e também discussão sobre até quando isso afeta a privacidade do usuário.

A nova política é uma variação um pouco mais branda da adotada pelo Safari, que já rejeita cookies de terceiros, conforme explica Jonathan Mayer, pesquisador da Universidade Stanford eresponsável pelo envio do patch para a Mozilla.

Vale lembrar que o Internet Explorer bloqueia apenas alguns cookies de terceiros, e o Chrome aceita todos eles.