Publicidade digital influenciada pelos brasileiros
Publicidade digital influenciada pelos brasileiros. A grande relação dos brasileiros com a internet vem fortalecendo o mercado de publicidade digital. Cada vez cresce mais a utilização da internet em todo mundo. No Brasil não é diferente. Mesmo atrás de outras regiões como Estados Unidos e Europa, o mercado da internet no país está de desenvolvendo e tem muito potencial para avançar ainda mais.
A principal razão para isso é o perfil social do brasileiro. Os internautas brasileiros são os que mais utilizam as mídias sociais em todo mundo.
Desde o início, quando o Orkut era praticamente a única rede social, o Brasil já se destacava frente a outros países em número de usuários e tempo de utilização.
O site US Media Consulting publicou uma matéria, onde apontou o que os brasileiros mais fazem na internet.
Confira abaixo:
Compras: 31 milhões de brasileiros visitam sites de e-commerce todo mês.
Busca de ofertas: sites de descontos e cupons no Brasil cresceram 379% entre maio de 2010 e maio de 2011.
Mídia social: 97% dos usuários brasileiros de internet estão nas mídias sociais.
Leitura de blogs: blogs têm uma taxa de 96% de penetração entre os usuários brasileiros de internet e 91% penetração entre os executivos brasileiros.
Jogos: os brasileiros gastaram 2 bilhões de dólares em jogos on-line em 2011.
Assistir a vídeos: o Brasil é o líder na América Latina em número de vídeos on-line assistidos e em número de espectadores.
Mobile: 79% dos brasileiros possuidores de smartphones usam seus telefones celulares para auxiliá-los em alguma etapa do seu processo de compra
Veja que quase a totalidade dos internautas brasileiros usam as redes sociais. O Facebook cresceu aqui no Brasil muito mais rapidamente que em outro país, inclusive nos EUA. Outra característica do brasileiro que chama a atenção é a capacidade de interação , busca e troca de informações.
77% dos brasileiros que possuem contas no Facebook interagem com as fan pagesdas marcas que consomem, sendo que 58% usam o Twitter para escrever sobre suas empresas favoritas.
Por fim, outro dado importante diz respeito ao crescimento econômico do país. A Classe C será destaque nos próximos anos não apenas na economia, mas também na internet. A classe média brasileira já é maioria em todas as redes sociais e, até 2015, deve movimentar 1,47 trilhão de reais, mais do que as classes A e B juntas.
Com todas essas provas da enorme aceitação do meio online entre os consumidores brasileiros, as empresas não podem relevar a publicidade digital a um segundo plano. A internet deve figurar em qualquer plano de marketing para empresas de qualquer setor da economia nacional.