Microsoft na briga pelas redes sociais
Microsoft na briga pelas redes sociais. Uma das febres do momento, as redes sociais fazem com que mais de seis em cada dez brasileiros passem uma parte de seu tempo em frente à tela de seu computador, tablet ou smartphone.
A rede favorita, com sobras, é o Facebook, que arrebanha 96,7% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o Orkut (67,6%) e, em terceiro, o Twitter (48,4%). Esses números são do Brasil, mas é assim (ou quase) em todo mundo.
E é por causa disso que a luta pelo domínio das redes sociais cada vez se acentua mais. Agora a Microsoft decidiu entrar na batalha contra Google e Facebook e lançou o So.cl. A plataforma está em fase de teste e só pode ser acessada por quem estiver utilizando a plataforma Windows. As principais apostas para atrair ao público jovem são os vídeos e chats de grupos.
Estas características são o ponto forte da malograda plataforma criada por Google no ano passado, que não conseguiu se impor nem chegar perto do Facebook e que tem um mínimo de atualizações (segundo a consultora RJMetrics, conta com 100 milhões de registros, mas o compartilhamento de comentários não chega a 1%).
Com So.cl, a Microsoft volta a luta em um espaço que não é seu forte. A popularidade de seu sistema operativo, Windows, contrasta com o fracasso do buscador Bing, que lhe provoca perdas milionárias. Agora tentará triunfar em um espaço que o seu principal concorrente também não parece se dar bem. Então por que insistem????
Os internautas poderão cadastrar-se sem precisar nenhum tipo de convite, epelo menos nessa fase de testes. Os usuários logados ao Facebook também poderão acessar o So.cl, graças ao acordo atingido com a companhia de Mark Zuckerberg.
O So.cl (pronunciado em inglês, soa igual que “social”), teve sua estreia no último fim de semana, mas não gerou muito frisson.