Yahoo! nasceu como um hobby de estudantes e evoluiu para uma marca global que tem mudado a maneira como as pessoas se comunicam, como elas encontram e acessam informações. Os dois fundadores do Yahoo!, David Filo and Jerry Yang, estudantes de Ph.D. de Engenharia Elétrica na Universidade de Stanford, iniciaram seu guia em um trailer no próprio campus, em fevereiro de 1994, com o intuito de catalogar sites de seu interesse pessoal na Internet. Logo, eles estavam dedicando mais tempo à sua lista caseira de links favoritos do que às suas dissertações de doutorado. Com o tempo, as listas de Jerry e David tornaram-se muito longas e desorganizadas, e eles tiveram que separá-las em categorias. Quando as categorias ficavam muito cheias, eles criavam sub-categorias… e a idéia central por trás do Yahoo! estava criada.
O website chamava-se inicialmente “Jerry´s Guide to the World Wide Web” (O Guia de Jerry para a Web), mas ganhou um novo nome mais tarde, com a ajuda de um dicionário. O nome Yahoo! é uma sigla para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (Mais um Oráculo Não-Oficial Hierárquico; nota do tradutor: officious tem outros significados que se aplicam ao caso), mas Filo e Yand insistem que eles escolheram o nome porque eles gostaram da definição popular de um yahoo: “rude, simples, sem sofisticação). O Yahoo! foi hospedado inicialmente no computador de Yang, “Akebono”, enquanto o programa foi instalado na máquina de Filo, “Konishiki” – ambos nomes de legendários lutadores de sumô.
Jerry e David logo perceberam que eles não eram os únicos que necessitavam de um lugar que ajudasse a encontrar websites úteis. Cedo, centenas de pessoas estavam acessando seu guia, de lugares distantes do trailer de Stanford. De um grupo de amigos, a fama logo se espalhou, e rapidamente formou-se uma significativa e fiel audiência englobando toda a comunidade da Internet. No outono de 1994, Yahoo! celebrou seu primeiro milionésimo hit, equivalentes a quase 100 mil visitantes únicos.
Por causa do grande volume de tráfego e da entusiástica recepção que o Yahoo! estava tendo, os fundadores perceberam que eles tinham um negócio em potencial em suas mãos. Em março de 1995, eles encorporaram o negócio e encontraram-se com dezenas de capitalistas de risco do Vale do Silício. Eles se decidiram pela Sequoia Capital, a bem conceituada firma cujos negócios mais bem-sucedidos incluíam Apple, Atari, Oracle e Cisco. Em abril de 1995, a Sequoia fez um investimento inicial de quase 2 milhões de dólares na Yahoo!.
Percebendo que a companhia tinha potencial para crescer rapidamente, Jerry e David começaram a procurar uma equipe gerencial. Para diretor executivo (CEO), eles contrataram Tim Koogle, um veterano da Motorola que também havia se graduado em Stanford; para diretor de operações (COO), foi contratado Jeffrey Mallett, fundador da divisão WordPerfect da Novell. Eles conseguiram uma segunda leva de financiamento no outono de 1995, dos investidores Reuters Ltd. e Softbank. Yahoo! realizou uma muito bem-sucedida IPO (Initial Public Offering – Lançamento de Ações em Bolsa) em abril de 1996, quando tinha 49 empregados.
Hoje, Yahoo! Inc. é uma empresa líder global nos segmentos de comunicação, comércio e mídia na Internet, oferecendo uma abrangente gama de serviços a mais de 232 milhões de indivíduos por mês. Tendo sido o primeiro guia de navegação online na Web, www.yahoo.com é líder em termos de tráfego, publicidade, número de casas e de negócios alcançados. Yahoo! é a marca No. 1 da Internet no mundo, e atinge a maior audiência em todos os cantos do planeta. A companhia também provê negócios online e serviços empresariais, destinados a melhorar a produtividade e a presença na Web dos clientes do Yahoo! Esses serviços incluem Corporate Yahoo!, um portal customizável para soluções de necessidades empresariais; transmissão de áudio e vídeo; armazenamento e gerenciamento de dados; e ferramentas e serviços para websites. A rede global da companhia inclui propriedades em 25 países. O centro de operações é em Sunnyvale, Califórnia, mas Yahoo! tem escritórios também na Europa, Ásia, América Latina, Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Marketing Yahoo